segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que é a Sociedade do Conhecimento?



A ‘Sociedade do Conhecimento’ é compreendida como aquela na qual o conhecimento é o principal factor estratégico de riqueza e poder, tanto para as organizações quanto para os países. Nesta sociedade, a inovação tecnológica ou novo conhecimento, passa a ser um factor importante para a produtividade e para o desenvolvimento económico dos países.

A ‘Sociedade de Conhecimento’ é então posterior à sociedade industrial moderna, na qual as matérias-primas e o capital eram considerados como o principal factor de produção. Esta nova sociedade é impulsionada também por contínuas mudanças, algumas tecnológicas como a Internet e outras económico-sociais como a globalização.

'Sociedade da Informação' e 'Sociedade do Conhecimento' são por vezes usadas com o mesmo significado. Mas 'Sociedade de informação' pode ter uma definição que não envolve a vertente económica pelo menos se abordada dum ponto de vista apenas formal: "uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação que rapidamente desenvolvem e trocam informação". Neste sentido, a 'Sociedade do Conhecimento' seria o motor económico duma determinada comunidade ou comunidades e a 'Sociedade da Informação' o veículo que potencia a partilha dessa informação.

Retirado de: http://www.portais.ws/?page=art_det&ida=657 

2 comentários:

  1. O conceito está bem definido percebe-se que o conhecimento é o pulsor das mudanças ocorridas e favorece a inovação tecnológica permitindo assim o desenvolvimento dos países e a globalização.

    ResponderExcluir
  2. Em um mundo moderno onde a única certeza é a mudança, apenas o conhecimento é uma fonte segura de vantagem competitiva. O conhecimento passou a ocupar uma posição essencial no desenvolvimento das forças produtivas.

    ResponderExcluir